A filosofia moderna surge em
contraposição a Filosofia Medieval, que era escolástica, tecnológica, enquanto
a Moderna é humanista e antropocêntrica, o homem passou a ter o seu ponto de
vista, sendo o centro das atenções, ênfase na fé como experiência individual,
valorizando o individualismo e o espírito crítico, em busca de explicação
científica. Os primeiros pensamentos sobre o pensar livre, provocados pela
rendição da razão à soberania da fé durante a chamada idade média. Os filósofos
Sócrates, Platão e Aristóteles antes deles os filósofos da modernidade
chamaram para o âmbito da inteligência e capacidade humana a tarefa de pensar o
mundo. A sabedoria não é mais visto como algo sagrada e mística além da
compreensão do homem comum, através do pensar, do raciocinar o homem é capaz de
traçar seu próprio destino e caminhar rumo ao conhecimento.
O caráter
mais saliente da filosofia moderna é a independência excessiva de qualquer
autoridade, o menosprezo completo da tradição científica. Inaugurada por
Descartes, pouco depois que a reforma protestante proclamara o livre exame e a
autonomia absoluta em matéria religiosa, num tempo em que os ataques da
Renascença haviam desprestigiado as teorias tradicionais, a filosofia moderna
rompeu definitivamente com o passado.
Suas
principais características são:
·
O
Racionalismo
A filosofia moderna propriamente falando iniciou-se
com a teoria do conhecimento do René Descartes. Conhecido como pai da filosofia
moderna, parece que ele levou muito a sério as palavras do Leonardo Da Vinci
que diz "Quem pouca pensa, muito erra."! Na Idade Média, na sociedade
e na política a Palavra de Deus, considerada fonte única do conhecimento
absoluto, foi interpretada pela igreja que dominava todos os aspectos da vida.
O renascimento trouxe uma ênfase renovada no desenvolvimento científico e na
capacidade humana e a necessidade de uma nova definição do ser humano e seu
lugar no mundo.
· O Empirismo
Quando Leonardo Da Vinci afirma que "A
sabedoria é filha da experiência" (ABBAGNANO, §388) ele de fato resume em
poucas palavras a crença dos empiristas ingleses cujo trabalho antecedeu por
quase um século. Francis Bacon, John Locke, David Hume e outros pensadores
contra posição aos racionalistas do continente europeu desenvolveram e
propagavam o raciocínio experimental, ou seja, a teoria de que o único caminho
pelo qual o homem pode chegar ao conhecimento é através da experiência sensível
(empírica).
·
A
perfectibilidade.
Os precursores da filosofia moderna entre eles
Leonardo da Vinci, Copérnico e Galileu acreditaram na perfectibilidade da
natureza e defenderam a teoria da perfectibilidade da razão humana. Iniciou-se
uma "busca por expressar, entender, explicar pela razão perfeita a
natureza perfeita". A ciência renascentista entendeu que pelo fato que
Deus criou a natureza é possível conhecer Deus através da natureza e, portanto,
produzir conhecimento.
Leonardo da Vinci via nas formas perfeitas da
matemática uma maneira de ilustrar a perfeição do corpo humano (o homem
vitruviano) e assim tomou o curso da teoria da perfectibilidade. Kant, por sua
vez, via na possibilidade do homem chegar à perfeição um processo natural de
desenvolvimento rumo ao esclarecimento, um processo de evolução pela qual o
homem atinge sua maioridade, processo que depende não de condições externas,
mas, na vontade do homem, só não tem condições de alcançar essa independência
os preguiçosos que escolhem permanecer na minoridade sob a tutela intelectual
de terceiros.
Referência:
Olá Almerinda,
ResponderExcluirAs várias correntes de pensamento abriram caminho para a nova forma de pensar dos dias atuais, cada uma com suas especificidades e características, ou melhor, para a forma de pensar e para a forma de educar as gerações atuais.
Abraço,
Almerinda. Bom Dia!
ResponderExcluirOs efeitos na caminhada do ser humano rumo ao conhecimento pleno foram grandes. Para mim, os pensadores modernos, os radicais iluministas fizeram sua parte da caminhada da humanidade, o desenvolvimento científico e principalmente por disponibilizar a população em geral.