domingo, 13 de maio de 2012

Faça uma análise sobre o Método “Pedagogizador”
e a prática educacional voltada para intersubjetividade.

O método “pedagogizador” se resume em instruir, reproduzir conhecimento, ater-se a regras normalizadoras. Seu suporte é a consideração de que há dois fatores estanques em todos os processos em que algum tipo de conhecimento seja requerido: um sujeito de conhecimento de um lado, e uma realidade a ser conhecida de outro. A consequência para a educação, bem como em termos de propostas pedagógicas, é a restrição à aplicação de técnicas a um sujeito, o aluno, tratado como objeto a ser conhecido e treinado.
Atualmente, esse método tem sido muito criticado, desejam mudá-lo, estabelecendo uma pedagogia para atender as reais necessidades dos educandos e propondo uma política educacional adequada.
Em contraposição, propomos analisar um modelo calcado na intersubjetividade, mais apto a conduzir para a educação, entendida num sentido construção de pessoas emancipadas, criativas, autônomas. Chama este modelo de “modelo educacional”. Mas não considera que o diálogo, intersubjetividade, modelo comunicativo, etc. Será ainda preciso mostrar seus pressupostos teóricos, as implicações decorrentes, e principalmente, como ele pode ser aplicado, aliviando as dificuldades pelas quais passa a sociedade, sendo o papel da educação central para compreender essas dificuldades e propor mudanças. Este é um processo complexo, e, evidentemente, a própria educação, especialmente a educação formal, escolar, precisa ser revista com urgência.
A Teoria da Ação Comunicativa concebe o espaço da escola como o lugar de exercitar a intersubjetividade entre aluno/professor/escola/família e comunidade, com o intuito de discutir os rumos da sociedade, isto é, o indivíduo como sujeito e atores sociais, que pensa sobre que a sociedade, explica, comunica, buscando assim interesses comuns.
Referência:
<www2.pucpr.br/reol/index.php/DIALOGO?dd1=653&dd99=pdf>
JARDIM, Alex Fabiano Correa & BORGES, Ângela Christina & FREITAS, Gildete dos Santos ET al. Filosofia da Educação

2 comentários:

  1. Almerinda. Bom Dia!
    A prática da intersubjetividade no campo da educação supera o modelo “pedagogizador” ao tornar indivíduos mais livres, autônomos, capazes de avaliar seus atos à luz dos conhecimentos, à luz das normas sociais legítimas, tendo propósitos lúcidos e sinceros, abertos à crítica.

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  2. Oi Almerinda,
    O que a Orminda escreveu é bem verdadeiro, mas nas escolas a prática da intersubjetividade ainda deixa a desejar. Acredito que as práticas escolares ainda estão bastante voltadas para o Método Pedagogizador.
    Abraço,

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