domingo, 29 de abril de 2012


Dê o conceito de Ontologia.

Ontologia é um ramo da filosofia que lida com a nossa constituição mais íntima, isto é, com o nosso ser. Esse termo foi introduzido por Aristóteles para desenvolver um conhecimento, uma ciência do Ser, da Essência humana.  Por isso, o termo significa: Ontós  =  Ser,  e  Logos  =  Conhecimento: Conhecimento sobre o Ser.
            Ontologia trata da busca pela construção do conhecimento do ser enquanto ser, isto é, do ser concebido como uma natureza comum que faz parte a todos e a cada um dos seres. Procura elaborar idéias do que verdadeiramente somos e sobre as coisas no que há de mais puro, não segundo sua aparência e estabelecendo as relações que mantém entre si.


Referência:
JARDIM, Alex Fabiano Correa & BORGES, Ângela Christina & FREITAS, Gildete dos Santos et al. Filosofia da Educação.

2 comentários:

  1. Boa noite Almerinda,
    Realmente a palavra Ontologia, que foi introduzida por Sócrates, um dos maiores filósofos que a humanidade conheceu, significa Conhecimento sobre o Ser. Busca o que há de mais íntimo e profundo no Ser enquanto ser. O que nos diferencia dos demais seres vivos é essa capacidade de busca para os porquês de nossa existência.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Almerinda, depois de muito estudo todos nos chegameos a conclusão que o termo ontologia tem origem na Filosofia , onde é o nome de um ramo da metafísica. Ontologia (em grego ontos e logoi, "conhecimento do ser") é a parte da filosofia que trata da natureza do ser, da realidade, da existência dos entes e das questões metafísicas em geral.
    Em Ciência da Computação e Ciência da Informação, uma ontologia é um modelo de dados que representa um conjunto de conceitos dentro de um domínio e os relacionamentos entre estes. Uma ontologia é utilizada para realizar inferência sobre os objetos do domínio.

    ResponderExcluir